quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sobre: Belle, de Lesley Pearse.

''É preciso coragem pra perder a inocência''
Editora: Novo Conceito - 560 págs

O livro se passa na década de 1910, em Londres, França e Estados Unidos e conta a história de Belle, uma menina de 15 anos que vive no bordel de sua mãe sem saber o que de fato acontecia ali. Ela tem sua adolescência destruída depois de presenciar uma cena de assassinato.
     Na tentativa de silencia-lá, o assassino a sequestra e a obriga a entrar no nebuloso mundo da prostituição, onde é vendida de bordel em bordel até parar nos EUA, onde alcança a maior idade e vive tentando voltar para sua casa.

    Em um misto de romance,drama e suspense, Belle é uma história simplesmente fantástica e deveria ser lida por todos por se tratar de uma assunto que todos conhecem, sabem que existe mas pouco se discute. Por muitas vezes fui banhada por um sentimento de revolta tão grande que me fazia quase gritar ''Seu monstro! Para com isso,ela é só uma menina!''

''Belle não achava fácil calar-se,como faziam as outras. Ela não tinha nascido para ser submissa, e não conseguia fazer papel de tola para agradar a uma mulher que comprava e vendia seres humanos'' Página 268
    A protagonista merece nota 10. O que chamou a minha atenção é o fato de ela ser tão nova em idade,e ao mesmo tempo,ser muito matura. Ao invés de ficar se lamentando pelo rumo que sua vida ia tomando,ela não desistiu em nenhum momento de tentar voltar pra casa. Fez de sua beleza e inteligência suas maiores armas, agarrando todas as oportunidades que lhe apareciam e poderiam lhe ajudar, o que a tornou diferente das outras garotas que também se encontravam na mesma situação. Por isso o subtítulo da capa se encaixa tão bem nessa personagem. Os homens não a queriam só porque ela era bonita,e sim porque ela tinha esse ''que'' de diferente.

    Além disso, você se depara com um sistema sujo e maldoso,com pessoas capazes de destruir vidas inocentes para se manter e te faz pensar até onde a maldade humana vai para se dar bem. Quando finalmente você pensa que sua vida vai melhorar, Belle é surpreendida por algum fato ou por confiar em alguém que parecia bom inicialmente,mas de fato não o é.
    Por outro lado,há personagens como Etienne, um rapaz bom que, faz parte do sistema por obrigação e não por vontade própria o que também nos remete a nossa realidade atual.Afinal, há vários ''Etiennes'' espalhados pelo mundo.

   Por fim,ressalto que essa história deveria ser lida por todos por fortalecer o nosso senso crítico para um problema que sempre existiu, existe até hoje e,principalmente, como a própria história revela em um trecho, sempre existirá enquanto houver homens que paguem e por retratar essa parcela da sociedade que ainda é ignorada pelo resto do mundo.Faz você,garota, pensar duas vezes em reclamar da sua vida ;)

SUPER RECOMENDO! Escrita de uma forma que te joga no papel de Belle que super vale a pena viver. 
É uma trama muitas vezes pesada e com (MUITAS) cenas de sexo,já avisando para ninguém ser pego de surpresa haha
Já leu? Posta aqui seu comentário!Sua opinião é super bem vinda e importante para mim =D

                                                                                     Beijos e Abraços, Nathália Araújo  ☺
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário